sábado, 5 de dezembro de 2009

Hoolingas! Cine-Fórum




Estava em Rio Grande, onde baixei o filme que havia ouvido falar num jornal televisivo esta semana. Se trata de "Hooligans".
Um filme interessantíssimo, estrelado por Elijah Wood, em tempos de véspera de Copa do Mundo cai como uma luva para a questão de onde inicia o amor ao país/clube de futebol e onde nasce um sentimento revanchista de selvageria, até onde pode ir o fanatismo esportivo?

O filme trata da história de um jovem estudante de jornalismo de Havard, chamado Matt Buckner (Elijah Wood), que acusado injustamente de ser usuário de cocaína, é expulso da Universidade.
Inconformado e desolado, ruma a Inglaterra, para rever a irmã que havia casado a alguns anos.
Na casa de sua irmã conhece Pete Dunhan (Charlie Hunnan), irmão do marido dela.
Este participa da fanática torcida do West Ham United, onde os integrante se confrontam diretamente com as demais torcidas que por sua vez, também tem um "braço rebelde", sendo a maior rival a do Millwall. O desfecho promete emocionar a todos os que vierem a assitir este grande filme que mostra a fundo a pratica do hooliganismo.

Hooliganismo referes-se a um comportamento destrutivo e desregrado, praticado em sua maioria na europa, em países como Alemanha, Inglaterra, Croácia, Polônia, Rússia. Costumam fazer ligações a partidos de direita (principalmente na Alemanha)e a grupos skinheads. Atualmente este grupo é proibido em vários países europeus. O problema de xenofobia também se liga ao hooliganismo, no Brasil os problemas se relacionam as torcidas organizadas de grande clubes, como Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Grêmio, Internacional, Vasco, Santos...

Ao fazer este post descobri que já saiu a continuação, Hooligans 2, onde retrata os mesmos hooligans dentro da cadeia, mas isto rende mais um cine-fórum...

Nenhum comentário:

Postar um comentário