sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Hong Kong 97, o pior jogo de SNES e suas reais intenções



Este jogo com gráficos muito fracos, até mesmo para os padrões do Super Nintendo foi criado em 1995 no Japão. Se deve em gráficos, ele sobra em
polêmicas, afinal o jogo se passa no episódio da devolução de Hong Kong para a China que havia passado desde 1898 nas maõs do Reino Unido.
Além disso, outras questões ficam implícitas e explícitas no jogo, onde aparecem logotipos da Coca-Cola, e seu vilão é nada mais nada menos que Deng Xiaoping, na época atual presidente da China.
Chin o herói do jogo é interpretado por alguém que viveu todas estas questões, que vão desde a Revolução Cultural até os dias de hoje, Jackie Chan. Chin seria contratado para matar os continentais chineses que viriam em busca de prosperidade nesta ilha, logo após seu grande crescimento economico.
Mas, agora que já demos uma passada pelo o que o jogo trata, teremos que entender mais de quem são seus personagens, de como eles entram na História....
Após a Segunda Guerra Mundial, acabou a dominação japonesa de vários territórios chineses, com isso Hong Kong entrou em uma era de grande prosperidade, principalmente a industrial onde teve seus picos no ramos têxtil. Mas, durante a Guerra da Coréia, em 1950, os EUA boicotaram a China comunista, o que afetou Hong Kong. Uma medida usada para ir de encontro a este embargo foi a abundante mão-de-obra, e por consequência grandes investimentos do exterior, que ocidentalizaram mais ainda esta região. O "boom" econômico gerou problemas ao povo local, que geraram inúmeros motins em 1967, realizados pelos membros da Revolução Cultural. A música tema do jogo, I Love Beijing Tiananmen, era tocada na entrada das escolas, juntamente com outros dois hinos O Internationale e O Oriente é Vermelho.

Sua letra dizia:
Adoro Pequim Tiananmen,
Tiananmen do Sol, onde aumentou.
Poderoso Leader Presidente Mao,
Levando-nos a todos para a frente.

Já as outras duas também são hinos de cunho

comunista da República Popular da China:

O internacionale
O sangue que enche o meu peito cozido tem mais,
Temos de lutar pela verdade!
O velho mundo, serão destruídas como caído pétalas

e splashed água,
Ergua-se! Ergua-se, escravos, surgem!
Não diga que não temos nada,
Vamos ser os donos do mundo!
Esta é a última luta,
Unite juntos para amanhã,
A Internationale
Certamente devem

O Oriente é vermelho
O leste é o vermelho, o sol está a nascer
A China tem uma ressuscitados Mao Zedong.
Ele trabalha para o bem-estar do povo.
Hurra, Ele é o grande salvador do povo.

Presidente Mao ama o povo,
Ele é nosso guia,
Para construir uma nova China,
Hurra, ele leva-nos em frente!

O Partido Comunista é como o sol,
Sempre que brilha, é brilhante.
Sempre que existe um Partido Comunista,
Viva, há as pessoas estão liberados!


Durante a Revolução Cultural, houve desavenças do então presidente Mao Tsé Tung, que subiu ao poder em 1949 com o seu grande aliado Deng Xiaoping, que voltou a se entender com ele apenas anos depois.
Mao Tsé Tung, responsável pela Grande Marcha contra o Kuomintang de Chiang Kai-Shek, pela fundação da República Popular da China se tornou um herói para a Nação. Para se ter uma ideia a canção tema do jogo faz também referencia a praça Tiananmen, que nada mais é que um grande centro ao norte da Cidade Proibida, o centro ao Monumento das Pessoas Heróis, onde também fica o Mausoléu de Mao, que morreu em 1976. Apesar de seus hábitos desregrados aos nossos olhos, como não tomar banho, nem escovar os dentes, além de possuir Tricomoníase e herpes genital ele foi o modelo inspirador de toda uma época.
Até hoje continua a rivalidade entre o partido Nacional e o Comunista, sendo que o Kuomintang lidara desde a derrubada da dinastia Quing até 1949, onde os comunistas tomam o poder até não mais largar. Os Nacionalistas hoje residem em Taiwan.
Voltando para Xiaoping, durante os anos 70 ele reaproximou-se de Mao, onde após alguns anos de desavenças tornou-se o seu sucessor. Em 1976 repudia a revolução cultural, passando a ser muito mal visto por Hong Kong, logo lança a Primavera de Pequim. Ele que deu "dentes" ao dragão chinês e pôs como uma das mais fortes economias do mundo.
Com ele houve a abertura diplomática e a criação de zonas para incentivos fiscais. Com uma política inversa a da URSS, ele modernizou e deu bases a China. Abandonou o poder em 1992, morreu em 1997.
Para terminar o jogo feito por japoneses, em uma ano chave para Hong Kong, 1997, foi marcado pela sua quase independência e pela morte de um agressor ao movimento que deu melhores vidas aos moradores da ilha.....detalhe Jackie Chan teria aceitado participar com sua imagem, porque é de Hong Kong, e porque pela tamanha miséria da época, quase acabou vendido para um casal britânico......??????
São questões que apenas o próprio Jackie pode nos responder, mas que inúmeras mágoas deste episódio ainda vivem, isto é fato.
O jogo apenas demonstrou a rivalidade vigente entre Hong Kong e China, entre comunistas e nacionalistas e etc.....dois países dentro de um.

Link do jogo em rom para jogar:
http://www.rom-world.com/file.php?id=39966

Link do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=k9_ITa5T6zc

Um comentário:

  1. Quem diria que um jogo tão mal feito como esse teria um fundo histórico! É até ironia pensar nisso, porque quando tu começas o jogo tu pensas: "Que coisa mais tosca!" Até aquela musiquinha inicial, que descobrimos agora que é meio como um hino, faz parte do contexto da China e Hong Kong da época.
    Até alguns filmes de Kung Fu falam sobre essa entrega de Hong Kong a China.
    Muito interessante... Pena que o jogo seja tão tosco!

    ResponderExcluir