domingo, 2 de agosto de 2009

Celtas: As magias de um povo milenar





Vendo hoje um dvd sobre os celtas, este povo magnífico e intrigante que povou inúmeras regiões incluindo partes da Inglaterra, Irlanda e Escócia, percebi algumas coisas que gostaria de compartilhar.
Em primeiro a maravilhosa lenda do Monstro do Lago Ness.
Os Celtas acreditavam que as águas eram uma espécie de passagem deste mundo, para outros mundos sagrados e eram guardados por criaturas sagradas, monstros...Evidentemente em uma época anterior (beeeem anterior ao cristianismo). Mas, sabemos que esta lenda se popularizou nos EUA.
Além dos seres mitológicos temos inúmeros achados arquitetônicos como o Stonhehage, que inclusive não é Celta, mas sim, de um povo até então desconhecido que seja provavelmente um antecessor dos primeiros. O Stonhehage era usado para fins religiosos, evidentemente também tiveram inúmeras lendas envolvidas, em sua maioria lendas sexuais. A sexualidade era um dos temas recorrentes na cultura Céltica, tendo exemplos de casos de deuses e mortais, traições entre outros casos que serão explanados. Newgrange era um destes monumentos onde a sexualidade foi o norte. Nesta lenda um deus tinha a intenção de morar na Newgrange, mas, havia um empecilho, um casal já morava lá. Com seus poderes e esperteza o deus mandou o bom homem em uma missão para poder ficar a sós com sua esposa. Como era o deus do sol e da lua fez como que essa missão de um dia demorasse na verdade nove meses, tempo onde pode ter seu filho com a mulher deste bom homem.
Outra lenda é contada desde a Idade Média, tendo inúmeras releituras é Tristão e Isolda, lenda, aliás, que serviu de inspiração para Wagner compor uma de suas mais belas opéras. A história que já foi ópera, poesia, conto e arte romântica em geral relata um amor entre um bretão e uma irlandesa, e a rivalidade vigente entre estes dois reinos antagônicos. Inclusive a um filme, que ainda vou postar algo mais detalhado, que se chama Tristão e Isolda, e conta muito bem a lenda.
Encerrando, chamaria atenção para um detalhe (dos tantos que gostaria de falar...) a questão simbólica. Existia um animal sagrado, na verdade dois, eram estes o porco e o javali. A sua veneração e adoração eram tamanhas que existiam sacrifícios inúmeros em homenagem aos animais, bem como miniaturas em bronze que são únicas no mundo e riquíssimas em detalhes. Tanto é que a lenda do “triângulo amoroso”, de Dairmaird, Fionn e Grainne, acabou de forma trágica para um javali, que com um golpe poderoso de suas presas matou Dairmaird que tentava caça-lo para seu consumo e de Grainne, que há 666 dias estava fugindo da ira do marido trocado e líder guerreiro de seu povo Fionn. Entre as inúmeras contribuições deste povo que nunca obteve a unidade, fica apenas as lendas e achados arqueológicos.

Ao terminar de escrever este post, questões me fazem refletir e concluir:
1) O monstro do Lago Ness aparece muito nos quadrinhos da Disney, nas histórias de Tio Patinhas, que é escocês...
2) O número de dias que Grainne e Dairmaird fugiram virou um número místico, considerado um número do mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário