sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Disney e o nazismo


Achei muito interessante um desenho da época da Segunda Guerra Mundial, onde o personagem da Disney, Pato Donald, encarna um soldado nazista e mostra bem a sociedade da época e suas implicações. Para assistir ao vídeo clique aqui.

2 comentários:

  1. Com certeza também devemos levar em consideração que esse desenho animado foi feito em plena Segunda Guerra... Em 1943... Então digamos que é meio óbvio os EUA se usarem de todos os meios pra provar pro seu povo o quão maléfico era o nazismo. ;P Acho que fazem isso até hoje. Quando se fala em "Nazismo", as pessoas já se assustam, se esquecendo que existem seres tão piores quanto e que a opinião pública os considera certos na História.

    ResponderExcluir
  2. Os vídeos são muito eficientes na crítica ao regime nazista. São expressão do esforço de guerra dos EUA durante a Segunda Guerra e são também ótimos materiais para trabalhar o tema em sala de aula! Com criticidade claro. Uma boa proposta é pensar o que de "nazista" (termo que causa calafrios!, como disse a Line) existe hoje ainda na sociedade capitalista atual (sugiro o filme "A questão humana", que reflete bem esta questão).
    Para mais informações sobre Disney e o nazismo bem como os dois vídeos da Disney acessem http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/2008/05/12/o_nazismo_pela_visao_de_walt_disney/#comments

    ResponderExcluir