Pela primeira vez indico filmes em meu blog. São apenas pequenos apontamentos sobre estes que venho trazer, não querendo aprofundar muito, apenas indicar e promover uma reflexão.E são filmes que giram em torno de uma temática bem parecida, embora com métodos de mostragem bem diversos.São eles O curioso caso de Benjamin Button - David Fincher; Marley e Eu, a vida ao lado do pior cão do Mundo - John Grogan e Antes de Partir -Todos eles se debruçam em cima do Tempo e de como este age em nossas Mentalidades, Maneiras de ser no mundo,de agir...e de se ver e ser visto.
Outra questão bem interessante, que é embebida do Tempo é o envelhecimento, do qual quase todos personagens destes filmes, seja ele John Grogan e Marley, Benjamin (que rejuvenesce) e Deise, ou Carter e Eduard, todos passam por mudanças e tem que se adaptar a elas.
O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
A rede de acontecimentos que desencadeiam em algo...."A vida uma série de eventos interligados" Todos esses eventos e a grande e curiosa diferença de Benjamin inspiram
a reflexão. Pensar na questão tão abordada por Sêneca sobre o tempo e sua fugacidade.
"Pena que tudo é finito". Ao nascer idoso e ir rejuvenescendo Benjamin mostra uma nova maneira de encarar a vida, morte e o envelhecimento, todas essas fases da vida que são alvo de inúmeras considerações e questionamentos. O tempo talvez seja o motor dessas fases, mas a maneira de ve-lo são das mais diversas...A cena do beija flor estabelece um link com o passado, e mostra que a morte pode ser um recomeço.
Traz uma perspectiva bem diferente do Viver, envelhecer e morrer, bem como da fugacidade do tempo.
MARLEY E EU: A VIDA AO LADO DO PIOR CAO DO MUNDO
Fala um de um cão que mesmo sendo ultra desobediente, trouxe o mais valioso da vida
para esta familia em nascimento, que foi a união e o verdadeiro conceito de amor.
O tempo chega a todos, e Marley morre mostrando que o bom da vida está nas coisas mais simples. Ao ler o Livro e ver o filme, percebi o quanto esta visão do envelhecer em si e sua mulher e em Marley estava presa em Grogan, que percebe primeiro em Marley um processo que ele alguns anos mais tarde também passará.
ANTES DE PARTIR
Fala do encontro de dois estranhos Carter (Morgan Freeman) e Eduard (Jack Nicholson), que com trajetórias diferentes acabam no mesmo barco, o cancer terminal. No Hospital acabam por ter uma amizade sem igual, que os leva a questionar os sentidos da vida. Através de um projeto em comum, fazem de seus ultimos momentos algo que talvez jamais tivessem feito, viver a vida. Realizam sonhos e vencem antigos medos, aproveitando sem saber se haveria um amanhã...
Carter abandonara sua vida em pró da familia, Eduard em pró do trabalho...
Caminhos diferentes, percepções diferentes do modo de construir o processo de envelhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário