domingo, 18 de outubro de 2009

Entrevista com Leach: Aprofundamento na aula de cultura II







Para quem quer aprofundar seus conhecimentos nas teorias de Leach, após a aula de Cultura II com o professor Manoel, aqui vai a dica de uma entrevista com o nosso teorico do momento, que aborda as questões antropologicas sobre as mudanças politicas na Birmania, entre outros assuntos referentes aos cenários mundiais.

Para assistir:http://www.youtube.com/watch?v=fyIq8mfdMB0

Projeto Antropológico

Faço aqui um espaço para divulgar o meu ultimo poster sobre minha pesquisa de antropologia social/alimentar
Para ter acesso ao poster apresentado no V SEFIC do UNILASALLE, clique abaixo:

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Paulino Azurenha, voce sabe quem ele foi?








Muitas pessoas pegam um onibus, moram na rua, ou já passaram por algum lugar que faça menção a este nome...
Mas, quem é este homem?
Nesta primeira aproximação vou sair pelas redondezas da rua, pontos de onibus por onde ele passa e vou perguntar aos usuarios e moradores está mesma pergunta.
Paulino Azurenha, voce sabe quem ele foi?
Através de dados estatisticos tentarei fazer uma analise em pró da memória dos grandes personagens gauchos e o primeiro que escolhi foi o que eu sempre "pego", e onde moro, na Paulino Azurenha.
Aqui trago a obra de sua vida, que foi feita em conjunto com, Mário Totta e Sousa Lobo, dois outros genios gauchos.
José Paulino de Azurenha (Porto Alegre, 1860 — Porto Alegre, 1° de julho de 1909) foi um jornalista e escritor gaucho e brasileiro. Além disso, foi membro da Academia de Rio Grandense de Letras. Por prazer e por uma dívida com a memoria local, tenho por missão buscar mais informações referentes a vida e obra deste ícone das letras gauchas.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Exemplo a seguir?



Após 160 anos da morte do grandiosíssimo poeta Edgar Allan Poe, ele teve um enterro digno de sua majestosa importancia para a humanidade. De uma literatura cruenta, obscura e muitas vezes até assustadora, serviu de inspiração a poetas brasileiros como Augusto dos Anjos, que desenvolvia uma tematica de "carnes putrefatas"
e os escritores do mal-do-século, Alvares de Azevedo, Fagundes Varela...
Sua principal obra "O corvo", ficou imortalizado com sua frase proferida por um corvo preto "Nunca Mais". Até os simpsons o retrataram, tamnha é sua importancia para os americanos na epoca anterior a Guerra de secessão e para o mundo como um todo hoje. "O funeral é, sem dúvida a coroação dos eventos em homenagem ao aniversário de 200 anos de nascimento de Poe. Junto com Baltimore - onde passou alguns dos seus magros anos, em meados da década de 1830 - Poe viveu ou tem fortes ligações com Boston, Nova York, Filadélfia e Richmond."(Site da ABril)





Isso pode servir para redimir o que ocorreu quando Allan Poe morreu, em 1849, seu enterro passou despercebido e apenas sete pessoas foram nele.
Neste domingo dia 11 de outubro de 2009 inclusive réplicas de Alfred Hitchcock, H.P. Lovecraft e Arthur Conan Doyle participaram do evento. Esperamos que nossos genios, também ganhem esta valorização e que outros grandes homens nao precisem esperar tanto para ter seu descanso merecido.
Vivas ao Nosso amigo Poe! (Sou seu leitor assíduo)

sábado, 10 de outubro de 2009

Cine fórum

Pela primeira vez indico filmes em meu blog. São apenas pequenos apontamentos sobre estes que venho trazer, não querendo aprofundar muito, apenas indicar e promover uma reflexão.E são filmes que giram em torno de uma temática bem parecida, embora com métodos de mostragem bem diversos.São eles O curioso caso de Benjamin Button - David Fincher; Marley e Eu, a vida ao lado do pior cão do Mundo - John Grogan e Antes de Partir -Todos eles se debruçam em cima do Tempo e de como este age em nossas Mentalidades, Maneiras de ser no mundo,de agir...e de se ver e ser visto.
Outra questão bem interessante, que é embebida do Tempo é o envelhecimento, do qual quase todos personagens destes filmes, seja ele John Grogan e Marley, Benjamin (que rejuvenesce) e Deise, ou Carter e Eduard, todos passam por mudanças e tem que se adaptar a elas.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON



A rede de acontecimentos que desencadeiam em algo...."A vida uma série de eventos interligados" Todos esses eventos e a grande e curiosa diferença de Benjamin inspiram
a reflexão. Pensar na questão tão abordada por Sêneca sobre o tempo e sua fugacidade.
"Pena que tudo é finito". Ao nascer idoso e ir rejuvenescendo Benjamin mostra uma nova maneira de encarar a vida, morte e o envelhecimento, todas essas fases da vida que são alvo de inúmeras considerações e questionamentos. O tempo talvez seja o motor dessas fases, mas a maneira de ve-lo são das mais diversas...A cena do beija flor estabelece um link com o passado, e mostra que a morte pode ser um recomeço.
Traz uma perspectiva bem diferente do Viver, envelhecer e morrer, bem como da fugacidade do tempo.


MARLEY E EU: A VIDA AO LADO DO PIOR CAO DO MUNDO




Fala um de um cão que mesmo sendo ultra desobediente, trouxe o mais valioso da vida
para esta familia em nascimento, que foi a união e o verdadeiro conceito de amor.
O tempo chega a todos, e Marley morre mostrando que o bom da vida está nas coisas mais simples. Ao ler o Livro e ver o filme, percebi o quanto esta visão do envelhecer em si e sua mulher e em Marley estava presa em Grogan, que percebe primeiro em Marley um processo que ele alguns anos mais tarde também passará.


ANTES DE PARTIR


Fala do encontro de dois estranhos Carter (Morgan Freeman) e Eduard (Jack Nicholson), que com trajetórias diferentes acabam no mesmo barco, o cancer terminal. No Hospital acabam por ter uma amizade sem igual, que os leva a questionar os sentidos da vida. Através de um projeto em comum, fazem de seus ultimos momentos algo que talvez jamais tivessem feito, viver a vida. Realizam sonhos e vencem antigos medos, aproveitando sem saber se haveria um amanhã...
Carter abandonara sua vida em pró da familia, Eduard em pró do trabalho...
Caminhos diferentes, percepções diferentes do modo de construir o processo de envelhecer.